Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2017

Pedagogia da Autonomia


Assim como o ato de cozinhar, supõe alguns saberes indispensáveis fundamentais de segurança para quem o executa, o ato de ensinar, numa perspectiva de prática libertadora e da pedagogia da autonomia, exige também saberes indispensáveis a todo(a) educador(a) crítico. À partir desta metáfora, presente nos ensinamentos Freireano, é essencial a reflexão e a assertiva de que os saberes se confirmam, se ampliam e se modificam e para que isso ocorra, é requerido do educador(a), independente do viés ideológico de sua formação e atuação pedagógicas, vigilância permanente sobre sua prática pedagógica, a práxis, a ação transformadora que à partir de um exercício permanente, toma como ponto de partida a noção de que todos aprendem com todos e que o professor não é detentor do conhecimento, que há um universo a ser descoberto por todos. Não existe docência sem discência. O professor aprende enquanto ensina, não apenas pode mas deve aprender com os alunos. De igual maneira, os alunos devem ser levados a um processo de busca para serem sujeitos do seu próprio conhecimento. Não são meros expectadores, mas, sujeitos de permanente busca pelo conhecimento. As várias inteligências a que são portadores os estudantes, devem estar na agenda dos professores em sinergia com a amorosidade da docência, sem lançar mão da rigorosidade técnico-científica. Não é pedagógica uma relação em que os alunos sentem medo do professor. O discurso neoliberal prega uma educação para o treino de alunos de modo a que sejam moldados para atender a lógica do mercado. Neste caminho, a individualidade, a competição e da lógica que leva as pessoas a se desumanizarem. Ao contrário, de uma prática antipedagógica, violenta, é por meio do diálogo, da curiosidade dos alunos e da abertura do professor para a possibilidade de aprendizagem desses, é que será possível a existência de saberes para ambos no processo educativo, o que exige também a consciência do inacabamento.

Por: Cecilia Sousa Figueira - Obra: Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa do Professor Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário